
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
O que é Ressonância Magnética?
A ressonância magnética é um exame de imagem não invasivo que utiliza campos magnéticos e pulsos de radiofrequência para criar imagens detalhadas de diferentes partes do corpo humano.
Durante o exame, o paciente é posicionado dentro de um equipamento de ressonância magnética capaz de fornecer imagens detalhadas com informações precisas sobre os tecidos moles, órgãos internos, articulações e vasos sanguíneos, permitindo que os médicos realizem diagnósticos precisos e avaliem a saúde do paciente.
Por ser um exame que não utiliza radiação ionizante, a ressonância magnética é frequentemente utilizada para diagnosticar uma ampla variedade de condições médicas, desde lesões musculoesqueléticas até doenças neurológicas e cardíacas.
Orientações para o exame de ressonância magnética
•
•
•
•
•
•
•
Na entrada em sala não é permitido portar qualquer objeto metálico como anéis, brincos, relógio, carteira, piercing e próteses dentárias removíveis;
Pacientes com aparelho auditivo e marcapasso cardíaco, diante da necessidade de realização de ressonância, devem consultar o especialista e verificar se seu aparelho é compatível ou não.
Pacientes que apresentam fobia do aparelho de ressonância magnética devem avisar o profissional que auxiliará no exame, assim este pode orientar e acalmar o paciente durante todo o processo.
Em caso de paciente gestante, a recomendação é que toda ressonância magnética seja discutida e avaliada pelo médico radiologista e pelo médico solicitante.
Demais próteses metálicas ou fragmentos de metal devem ser informados no momento de agendamento do exame para verificação do material utilizado.
A depender da parte do corpo em que o procedimento será realizado, pode ser necessário o jejum de até 4 horas, o que deve ser verificado no momento do agendamento.
Qualquer medicação em uso deve ser informada no momento do agendamento.